Faça seu próprio iogurte!

Como passamos a consumir muito iogurte natural, comprar potinhos estava ficando inviável… Então comecei a praticar o que já sabia: fazer iogurte é muito fácil.

Você vai precisar de:

  • 1 litro de leite orgânico ou tipo A (integral ou semidesnatado)
  • meio copo do seu próprio iogurte anterior ou (na primeira vez) meio pote de iogurte natural de uma marca que você acha muito saboroso (experimente várias!).
  • Uma tigela de vidro ou louça com capacidade de 1 litro ou mais, com uma tampa que não seja de plástico (pode ser um prato, tampa de panela ou outra – plástico aquecido libera substâncias que você não quer, no seu iogurte).

Ferva o leite, para eliminar outros lactobacilos e cultivar somente os que vai “semear”.

Quando estiver morno, coloque uma pequena quantidade na tigela  e misture bem com meio copo de iogurte natural. Despeje o restante do leite morno, misture e tampe.

Mantenha num local onde não esfrie rapidamente: dentro do micro-ondas, forno do fogão, uma caixa de isopor ou embrulhado em duas toalhas. Em aproximadamente 10 horas, está pronto (varia um pouco, dependendo se está calor ou frio).

Eu costumo fazer à noite, coloco a tigela no micro-ondas e fecho (mas não ligo, é só para manter aquecido). No dia seguinte, bem cedo, está perfeito!

Depois de pronto, conserve na geladeira e bom apetite!